Um gigante compacto
O Cabeçote LS-MNE (Mini-Esteira) foi criado em cooperação dos engenheiros da Liser e SLA para atender uma demanda crescente de cabos drop, principalmente com fibra óptica. Porém, acabou se tornando muito mais...
Esse equipamento (inspirado no modelo Esteira, desenvolvido pela Liser nos anos 2000 para cabos flat de grandes dimensões), visa não só uma distribuição de massa mais homogênea para cabos drops e planos, como também facilitar a passagem de múltiplos condutores, com um design compacto e amplo acesso aos ferramentais durante a preparação da extrusora.
A nova geometria de distribuição de massa permitiu uma considerável redução nas dimensões gerais do cabeçote, o que trouxe outras vantagens além da facilidade de setup, como a redução nos custos de energia para aquecimento, a agilidade na desmontagem, limpeza e troca de componentes.
Outro diferencial desse ferramental é a sua praticidade para alteração de setup, o conjunto de guia e matriz é montado fora do cabeçote em um padrão de cartucho, sendo que sua substituição é feita de forma simples e rápida.
Devido à alta precisão, é possível uma excelente concentricidade mesmo com centro fixo, facilitando ainda mais a operação desse conjunto.
Para esse modelo de cabeçote, já foram desenvolvidos ferramentais não só parar cabos drop, mas também para cabos mini flat e múltiplos cabos independentes em um único processo, aumentando significativamente a produtividade da extrusora.